O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto porque nesta data, no ano de 1827, o imperador D. Pedro I assinou decreto imperial que criava os dois primeiros cursos de direito no Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda (PE), e a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP).
Popularmente, o Dia do Advogado também é chamado como o “Dia do Pendura”, pois, em comemoração à data, estudantes e advogados festejam em bares e restaurantes que aderem à brincadeira, deixando a conta “pendurada”, ou seja, para que o dono do restaurante pague.
O advogado, profissional liberal por excelência, é graduado em direito e autorizado pela legislação de cada país a exercer o jus postulandi, que significa representar os interesses das pessoas (físicas ou jurídicas), em juízo ou fora dele.
A advocacia, portanto, não é uma simples profissão, mas um munus publicum, ou seja, um encargo público, pois embora não seja agente estatal, “o advogado é indispensável à administração da justiça”, conforme dispõe nossa Constituição Federal de 1988, em seu artigo 133.
Viva a advocacia, importante instrumento de efetivação de direitos!